segunda-feira, 9 de maio de 2016

O HPV- Papiloma Vírus Humano não escolhe sexo!


Quem o escolhe é VOCÊ!



HPV significa papilomavírus (HPV, do inglês: “Human Papillomavirus”). É um vírus principalmente de transmissão sexual, mas não só.

A descoberta que uma pessoa tem HPV frequentemente causa várias reações emocionais, como sentimento de culpa, ansiedade, isolamento, raiva ou depressão. Independente da reação, é importante lembrar que você não está sozinho(a). A doença afeta milhões de pessoas no mundo. 

Calma! É uma doença controlável e que não ameaça a vida.

Atualmente são conhecidos quase 120 tipos de HPVs, dos quais a metade é encontrada na região genital. Na maioria das vezes não causa lesões ou sintomas, mas pode ser transmitido mesmo quando não há lesões visíveis. Por isso sua disseminação é comum: quem tem o vírus, na maioria das vezes, não sabe e acaba contaminando outras(os) paceir(as/os). Ele pode permanecer neste estado numa pessoa por meses a anos.



Atualmente há uma incidência muito maior de infectação de mulheres que de homens; isto, acredito, por duas razões principais:

1.     Devido às campanhas excelentes de vacinação de meninas entre 9 a 12 anos, o que pareceria indicar que é problema só de mulheres.
2.     Porque os homens são muito mais desleixados em se atualizar com temas de saúde, e em procurar um médico ou centro de saúde quando percebem qualquer coisa que os deixa “com a pulga atrás da orelha”, e acabam não reportando o problema distorcendo as estatísticas.

É verdade que a vacinação das meninas nesta faixa etária é fundamental, indispensável[1], dados os sérios problemas que a infectação irá afetar suas vidas; e de seus futuros parceiros.


A transmissão se dá principalmente pelo contato. Desta forma a camisinha não protege 100% contra este vírus, pois a transmissão pode ocorrer pelo simples contato com um pênis ou uma vulva infectados.
E apenas o toque da pele em uma região da pessoa infectada pode, raramente, mas pode transmitir o vírus.



Alguns tipos de HPV causam as verrugas genitais. Outros simplesmente não causam sintomas algum e serão somente detectados pelo exame preventivo. 
Daí a grande importância de se realizar o exame de preventivo periodicamente.

Como se proteger?

Existe a vacina quadrivalente contra quatro tipos de HPV: 6, 11 (causadores de verrugas e algumas lesões cervicais menos importantes) e 16 e 18 (presentes na maioria das lesões pré-malignas e câncer cervical).
E ainda a vacina somente contra os tipos oncogênicos do HPV 16 e 18.
Ambas são facilmente encontradas em clínicas de vacinação.

Existe muita controvérsia e dúvidas relacionadas ao emprego destas vacinas:
  • A vacina não melhora e nem piora a doença HPV já existente
  • A vacina terá uma ação limitada
  • Seu uso não dispensa a prática de realização do preventivo, visto que não cobrem todos os tipos virais que podem causar câncer.
E.T.: Peixes ajudam a controlar a depressão: http://www.minutofarmacia.com.br/postagens/2015/01/15/peixe-aumenta-resposta-aos-antidepressivos. Pílulas de ômega 3 ou 3,6,9 também.

Até a próxima!




[1] http://www.minutofarmacia.com.br/postagens/2015/01/04/oms-recomenda-duas-vacinas-contra-hpv/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique no assunto para acessar as respectivas postagens: