segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Equador


“Equador” de Miguel Sousa Tavares
Leituras e Anotações

Equador é o título de seu primeiro romance, publicado em 2003.


O livro foi traduzido em 10 línguas e já vendeu mais de 400 mil exemplares.

Miguel Sousa Tavares é natural do Porto (portanto descendente dos Celtas, mas renomado Advogado em Lisboa... rs), fumante e defensor da classe (parabéns!), dono de divertidos e controversos frases e artigos, dedicado investigador da história de Portugal e suas colônias.

A história apenas usa a realidade histórica como base de uma trama excitante e que nos instiga à leitura apaixonante, sem paradas ou tropeços, na mescla de História com o romance do personagem principal até o final desconcertante. 

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Apresentação



Já observando a 81ª volta da Terra em torno do Sol, não consigo me render à aposentadoria, muito menos à imerecida aposentadoria pelo INSS.
Poderia ter me filiado aos bem razoáveis planos de aposentadoria complementar das diversas empresas de que participei, mas nunca aderi a qualquer deles por crenças éticas pessoais: uma vez saído de uma, esta passava a ser apenas mais um passado de que me orgulhava e ponto.
E, mesmo que hoje tivesse os benefícios de um destes planos e pudesse gozar de “merecida aposentadoria” não saberia ser um “bon vivant”. Vivo minha vida muito bem, ativo, e emoldurado por uma família que é minha razão primeira de viver e de alegria.
Se tiverem curiosidade poderão ver meu currículo resumido clicando AQUI; Em Principais Ações e Realizações há uma relação mais extensa daquilo que, com participação e apoio de amigos e colegas, fui aprontando pela vida. Na verdade cada capítulo desta relação daria (dará?) um opúsculo recheado de História e estórias não tão interessantes quanto o “Julgamento do Mensalão”, mas também estonteantes, para dizer o mínimo.
Tudo que fiz, e de que muito me orgulho, foi resultado de estar no lugar certo no momento idem, de estudo e dedicação, sim, mas especialmente, eu creio, por saber escolher as pessoas com quem trabalhar, de ter talento para coordenar equipes e criar ambiente de cooperação sincera e descontração entre seus membros, seja naquelas em que tive a felicidade de poder escolher as pessoas, seja naquelas em que já havia uma equipe formada. Sou abençoado por ter uma enorme legião de amigos encontrados ao longo de minha vida e profissão, amizades que me honram e me encantam, esteios e alegria até hoje, amigos de sempre e para sempre.  
Tive experiências muito variadas, em diversos campos de atividade. Em cada uma dediquei-me a estudar o mais profundamente possível as técnicas e tecnologias aplicáveis, seu funcionamento e ambiente a elas relacionados, buscando obstinadamente, taurino teimoso, o que de mais atual e avançado pudesse ser aplicado.
Assim, fui especialista em vários campos e atividades, mas, ao final uma experiência se sucedia a outra completamente diferente e... virei um especialista em generalidades, especialização com pouco mercado nos dias de hoje.
 A par e ao longo da estrada tive e tenho interesses por literatura, arte, música, arqueologia, física e cosmologia, ciências em geral, política (sem qualquer filiação partidária), e sou afiliado aos sites, blogs e programas que considero de alta qualidade nestes campos.
Daí uma pequena menção a “Sundries” – amontoado de pequenas coisas – pequenas coisas que se acumulam ao longo da vida e de que ela é constituída, de que se faz grande.
Enfrentando o preconceito contra os “velhos” tentei muitas formas para conseguir empregos, consultorias, trabalhos como tradutor, “ghostwriter”, sei lá que.
E em minhas buscas vi e vejo que hoje, aqui e em qualquer parte deste planetinha, todos têm problemas para encontrar um primeiro emprego, ou de conseguir um segundo depois de “descartados”, e não apenas os mais idosos.
Abomino os programas de autoajuda, das fórmulas “Carneguianas” Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, Como Evitar Preocupações e Começar a Viver, e tudo que se plagiou, proliferou, e se seguiu a isto.
As alternativas para você trabalhar em casa pela Internet e ficar rico, ao menos de ficar independente, pululam por aí: tudo balela. Não perca um minuto de seu tempo com isto.
Depois de investigar isto tudo, e considerando toda minha experiência, resolvi criar este blog (site) onde, além de dicas para você, também ofereço minha consultoria.
Se não servir a você como forma de conseguir um emprego ou alguma remuneração, que sirva como mais um caminho de busca de informações, cultura e diversão.

Clique no assunto para acessar as respectivas postagens: